download
O espaço isolado da vitrine
Bernadette Panek
Coleção Gilberto Chateaubriand
Vanessa Biazioli Siqueira
Quando o olho toca a pele: o auto-retrato na obra fotográfica de Geraldo de Barros
Heloisa Espada R. Lima
O flagrante e o pseudoflagrante na fotografia de rua de German Lorca
Daniela Maura Ribeiro
Coleção Pirelli-Masp de Fotografia – Fragmentos de uma Memória Fotográfica
Carolina Soares
A Estratégia da Apropriação da Imagem Fotográfica no Trabalho de Rosângela Rennó
Laura Cury

Relatório da II Exposição
Nacional de 1866
Victor
Meirelles
Para ter algum merecimento:
Victor Meirelles e a fotografia
Tadeu
Chiarelli
A fotografia como ilustração no
Suplemento Literário do jornal O Estado
de S. Paulo
Ana
Cândida de Avelar
Sobre um museu interdisciplinar
Carolina
Soares
Considerações sobre a genealogia
do pseudoflgrante
Daniela
Maura Ribeiro
Panamericanismo e Straight Photography como impulsos da
fotografia moderna paulistana
Heloisa
Espada
Pensando a série Identidade em Jogo, de Rosângela Rennó
Laura
Cury
Benedito Calixto e Militão
Augusto de Azevedo: um olhar sobre a relação entre a pintura e a fotografia
Marco
Grimaldi
A presença da imagem fotográfica
nas artes plásticas do século XIX
Vanessa
BiazioliBoletim nº02

Seminário Arte, Cultura e
Fotografia: metodologias de investigação
Tadeu
Chiarelli
Imagem fotográfica e produção de
conhecimento
Paulo
Menezes
Alair Gomes e a cidade como ruína
Alexandre
Santos
Imagem fotográfica: fundamentos
teóricos e proposições metodológicas
Boris
Kossoy
Antropologia, imagem e memória:
de alguns caminhos heurísticos e metodológicos
Etienne
Samain e Fabiana Bruno
Processos de criação na
fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da
produção fotográfica
Rubens
Fernandes Junior
Fotografia, álbum de família e
regimes escópicos
Silas
de Paula
Literatura fotográfica e estudos
biográficos: algumas reflexões em torno da obra do fotógrafo Marc Ferrez
Maria
Inez Turazzi
Práticas fotográficas em uma
realidade de localização periférica: o caso do Foto Clube de Minas Gerais
Maria
Eliza L. Borges
O híbrido nacional
Antonio
Pacca Fatorelli
Fotografia e História:
interfaces, processos de investigação e práticas metodológicas
Antônio
R. de Oliveira Júnior
Coleções Fotográficas e regimes
visuais
Solange
Ferraz de Lima e Vânia Carneiro de Carvalho
Crítica de processos criativos:
uma possível metodologia de investigação da fotografia
Cecilia
Almeida Salles
Por uma fotografia produtiva:
Moholy-Nagy e a nova visão
Annateresa
FabrisBoletim nº03

Autores convidados
Estratégias de informação
Andreas
Müller-Pohle
Peter Scheier: fotografia e
paisagem urbana no Novo Mundo
Anat
Falbel
Pintura e fotografia no Brasil do
século XIX: considerações acerca do álbum “Brasil Pitoresco”, de Charles
Ribeyrolles e Victor Frond
Maria
Antonia Couto da Silva
PARTE II
II Seminário Arte, Cultura e
Fotografia: metodologias de investigação, 2007
História da Arte como história da
imagem: aproximações
Paulo
Knauss
Marc Ferrez e a tradição da
pintura
Tadeu
Chiarelli
Impasses fotográficos na obra de
Waltercio Caldas
João
Paulo Leite Guadanucci
Percursos urbanos na arte
contemporânea: relato de desenvolvimento de pesquisa de mestrado a partir de
experiência poética pessoal
Juliana
Angeli
Criações óticas: acordos de
representação entre o meio fotográfico e os meios de expressão espacial na obra
de Laszló Moholy-Nagy
Paulo
César Castral
Fotomoformas de Geraldo de
Barros: entre a abstração e a arte concreta
Heloisa
Espada
German Lorca e o Foto-Cine
Bandeirante
Daniela Maura Ribeiro
Boletim nº04

PARTE I
Anais do III Seminário Arte,
Cultura e Fotografia: fotografia como arte – arte como fotografia
COMUNICAÇÕES
Os panoramas perdidos de Victor
Meirelles
Mário
César Coelho
Benedito Calixto e Militão
Augusto de Azevedo: uma análise comparativa sob a ótica de Vilém Flusser e
Andreas Müller-Pohle
Marco
Fabio Grimaldi
Pedro Weingärtner e a fotografia
Paulo
Gomes
A escravidão na fotografia de
Cristiano Jr: tradição e realismo
Maria
Hirzsman
PALESTRAS
A ruptura com a estética
fotoclubista capixaba: a obra de Orlando Rosa Farya
Almerinda
Lopes
Caixa de Pandora: deslocamentos,
novas linguagens e práticas na fotografia paraense dos anos 1990
Marisa
Morkazel
DEPOIMENTOS, COMENTÁRIOS E
DEBATES
Minha experiência com a fotografia
Vera
Chaves Barcellos
Fotografia como arte, arte como
fotografia I
Fernando
Cocchiarale (comentador)
Notas sobre a fotografia
Regina
Silveira
Fotografia como arte, arte como
fotografia II
Debate:
Regina Silveira e Sônia Salzstein
Fotografia como arte, arte como
fotografia III
Lenora
de Barros
Lenora em obras
Elaine
Caramella (comentadora)
Fotografia como arte, arte como
fotografia IV
Anna
Bella Geiger
Fotografia como arte, arte como
fotografia IV
Adolfo
Montejo Navas (comentador)
PARTE II
Anais do IV Seminário Arte,
Cultura e Fotografia: memória, outros debates, 2009
COMUNICAÇÕES
Sobre o espaço fotográfico
meta-histórico (e breve comentário sobre a obra de Alair Gomes)
Otávio
Leonídio
Em toda a parte: o fotógrafo como
poeta no Recife de 1950
Fabiana
Bruce Silva
A fotografia em túmulos
brasileiros: ornamento e memória
Maria
Eliza Borges
Imagem e memória: usos da
fotografia mortuária em contexto familiar
Déborah
Rodrigues Borges
Entre o texto e a imagem: as
narrativas arquivadas de Rosângela Rennó
Maria
Adélia Menegazzo
Rosângela Rennó: estigma da
imagem como consciência de si e do outro
Cláudia
Fazzolari
Fotografia e memória: um estudo
sobre alguns trabalhos de Christian Boltanski e Rosângela Rennó
Thiago
Gil
Anotações sobre a fabricação das
figuras repetidas
Claudio
Mubarac
A gravura nos livros de viagem ao
Brasil e suas relações com o desenho e a pintura no século XIX
Valéria
Piccoli
PALESTRA
Glossário RR
Maria
Angélica Melendi
DEPOIMENTOS, COMENTÁRIOS E
DEBATES
Depoimentos de artistas e
comentários críticos
http://geartfoto.blogspot.com.br/p/videos.html
PARTE III
REEDIÇÃO
Introdução a Manuel Pinheiro
Chagas
Eliane Pinheiro da Silva
A Primeira missa no Brasil, considerações sobre a reprodução
cromo-oleográfica do quadro de Victor Meirelles, exposição do assunto e rápida
biografia do autor
Manuel
Pinheiro Chagas
PARTE IV
PROJETOS DE PESQUISA
Revista Renascença: a arte da academia e a fotografia na constituição do
imaginário nacional
Andréa
Cortez Alves
A Primeira missa no Brasil de Victor Meirelles e suas ressonâncias na
arte brasileira
Eliane
Pinheiro da SilvaBoletim nº05

PARTE I
Anais do V Seminário Arte,
Cultura e Fotografia: espaços e correspondências
COMUNICAÇÕES
Considerações sobre a Primeira missa no Brasil de Victor
Meirelles
Eliane
Pinheiro
A fotografia como modelo
Elaine
Dias
Claudia Andujar – uma bricolagem
virtual infinita
Carolina
Soares
O repertório moderno na
representação de Brasília pelo fotógrafo Marcel Gautherot
Heloisa
Espada
O homem, o edifício e a cidade
por Peter Scheier
Sonia
Maria Milani Gouveia
Influências mútuas entre texto e
imagem: reflexões sobre realismo e vanguardas
Marcelo
Juchem
DEPOIMENTOS
Depoimentos de artistas e
comentários críticos
PARTE II
Anais do VI Seminário Arte,
Cultura e Fotografia: espelho do outro / espelho de si
COMUNICAÇÕES
Os
emigrantes, de Antonio Rocco: retrato de quem veio
Alexander
Gaiotto Miyoshi
A disputa pelo passado: pintura,
fotografia e círculos intelectuais em Belém do Pará (1880-1920)
Aldrin
Moura de Figueiredo
Caipiras
Negaceando no contexto da expansão do
território paulista
Fernanda
Pitta
Alta e Baixa Cultura na obra de
Edgard Degas: Depois do Banho
Ana
Gonçalves Magalhães
Documentos de ideias: a
fotografia na obra de Steinberg
Daniel
Bueno
Os retratos de Luiz Braga: a
dimensão pictórica na visualidade amazônica
Joaquim
Cesar da Veiga Netto
Exibindo gente. Espetáculo e
ciência em fotografias das exposições do século XIX e início do XX. Estudo de
caso: os Dahomeyans exibidos na Chicago Columbian Exposition em 1893
Sandra
Sofia Machado Koutsoukos
Imagem da Loucura
Tatiana
Fecchio Gonçalves
PALESTRAS
Indianismo na década de 1860:
exposições e crítica de arte
Maraliz
de Castro Vieira Christo
Tejidos de la imagen: miradas al
héroe en la pintura académica venezolana del siglo XIX
Isabel
Huizi Castillo
DEPOIMENTOS
Depoimentos de artistas e
comentários críticos
http://geartfoto.blogspot.com.br/p/videos.htmlBoletim nº06

PARTE I
Comunicações apresentadas no 3nd
International Forum for Emerging Scholars at the University of Texas at Austin
(Texas, EUA)
COMUNICAÇÕES
Eadweard Muybridge, Pedro Américo
e a pintura Independência ou Morte
Fábio
D’Almeida
Preservando o passado, apagando o
presente: a documentação dos hábitos caipiras nas pinturas de José Ferraz de
Almeida Júnior do Museu Paulista
Fernanda
Pitta
Miguel Rio Branco e o livro Nakta
– Aproximações do objeto fotográfico e as tensões da imagem
Mariano
Klautau Filho
PARTE II
Anais do VII Seminário Arte,
Cultura e Fotografia: o permanente e o volátil
COMUNICAÇÕES
O uso da fotografia na criação e
no estudo da obra de Visconti
Miriam
N. Seraphim
A fotografia na trajetória e na
pintura de Alfredo Andersen: fontes, usos e funções
Amélia
Siegel Corrêa
O corpo entre dois sistemas de
figuração. O surrealismo de Ismael Nery e Flávio de Carvalho
Thiago
Gil
A imagem digital e suas variantes
Claudia
Leão
A maximização do mínimo: uma
estética para tempos hipersaturados
Roberta
Dabdab
Pinturas de paisagem amazônica e
a construção de um imaginário da cultura popular
Mariana
Bernd
Registro e arte na fotografia
amazônica de George Huebner
Andreas
Valentin
Fotografia e Instabilidade do ver
na metrópole contemporânea
Luciana
Bernardino da Costa
Manhatta – a instauração do
futuro
Regina
Maurício da Rocha
PALESTRAS
Vistas de mi ciudad. Fotografia y
pintura entre el presente y el passado
Tomás
Ezequiel Rezende Bondone
Valor de Exposição
Norval
Baitello Junior; Vinicius Spricigo
Uma mirada a la videocreación en
Cuba. Notas acerca de su devenir y práticas recientes
Ibis
Hernández Abascal
DEPOIMENTOS, COMENTÁRIOS E
DEBATES
Depoimentos de artistas e comentários
críticos
PARTE III
Cartas de um Plebeu aos Srs.
Deputados, de Pedro Américo de Figueiredo e Mello
Fábio
D’Almeida
Transcrição das Cartas de um
Plebeu aos Srs. Deputados, de Pedro Américo de Figueiredo e Mello
Boletim nº07

PARTE I – Anais do VIII Seminário
Arte, Cultura e Fotografia: a imagem e seus suportes
COMUNICAÇÕES
Aspectos institucionais da
crítica e da história da arte no Brasil oitocentista IHP, IHGB e Academia
Imperial de Belas Artes
Marcos
Florence Martins Santos
Descanso
do modelo: trajetória e repercussão da
pintura de gênero brasileira no final do século XIX
Alice
Guimarães Bandeira
Sobre a linguagem pictórica de Caipira picando fumo e Amolação interrompida
Fernanda
Pitta
Retratos e paisagens fora de
campo: anacronismos e indivisibilidades da arte no Brasil
Renato
Palumbo Dória
Cidade, cinema e memória. O
canibalismo em São Paulo Sinfonia e
Cacofonia
Andréa
Barbosa
A poética concreta do Grupo
Noigandres: contexto e projeto
Rogério
Camara
Geraldo Ferraz e a crítica de
arte
Ana
Maria Pimenta Hoffmann
As imagens cruzadas de Lourival
Gomes Machado: leituras formais, fotografia e gestualidade expressiva
Ana
Cândida de Avelar
On
subjectivity: deslocamentos de suportes da
imagem implicados em uma operação de tradução
Paula
Alzugaray
CONFERÊNCIAS
Pensamento crítico em fotografia
no Brasil (1890-1930): a presença da obra de Robert de la Sizeranne
Ricardo
Mendes
Jorros espasmódicos de luz branca
sobre uma esfera
Kaira
M. Cabañas
DEPOIMENTOS, COMENTÁRIOS E
DEBATES
Depoimentos de artistas e
comentários críticos
PARTE II – Artigo
ARTIGO
Avenida
Paulista (1983-presente) e Passagem (1986): reflexões sobre uma das
dimensões do ficcional na obra de Carlos Fadon Vicente
Daniela
Maura Ribeiro
PARTE III – Resultado de Pesquisa
PROJETOS DE PESQUISA
O caso Roberto Pontual
Júlia
Coelho Guimarães de Oliveira