Boletim

Boletim nº0







download


O espaço isolado da vitrine
Bernadette Panek

Coleção Gilberto Chateaubriand
Vanessa Biazioli Siqueira

Quando o olho toca a pele: o auto-retrato na obra fotográfica de Geraldo de Barros
Heloisa Espada R. Lima

O flagrante e o pseudoflagrante na fotografia de rua de German Lorca
Daniela Maura Ribeiro

Coleção Pirelli-Masp de Fotografia – Fragmentos de uma Memória Fotográfica
Carolina Soares

A Estratégia da Apropriação da Imagem Fotográfica no Trabalho de Rosângela Rennó
Laura Cury


Boletim nº01
 download
Relatório da II Exposição Nacional de 1866
Victor Meirelles

Para ter algum merecimento: Victor Meirelles e a fotografia
Tadeu Chiarelli

A fotografia como ilustração no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo
Ana Cândida de Avelar

Sobre um museu interdisciplinar
Carolina Soares

Considerações sobre a genealogia do pseudoflgrante
Daniela Maura Ribeiro

Panamericanismo e Straight Photography como impulsos da fotografia moderna paulistana
Heloisa Espada

Pensando a série Identidade em Jogo, de Rosângela Rennó
Laura Cury

Benedito Calixto e Militão Augusto de Azevedo: um olhar sobre a relação entre a pintura e a fotografia
Marco Grimaldi

A presença da imagem fotográfica nas artes plásticas do século XIX
Vanessa Biazioli


Boletim nº02

Seminário Arte, Cultura e Fotografia: metodologias de investigação
Tadeu Chiarelli

Imagem fotográfica e produção de conhecimento
Paulo Menezes

Alair Gomes e a cidade como ruína
Alexandre Santos

Imagem fotográfica: fundamentos teóricos e proposições metodológicas
Boris Kossoy

Antropologia, imagem e memória: de alguns caminhos heurísticos e metodológicos
Etienne Samain e Fabiana Bruno

Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica
Rubens Fernandes Junior

Fotografia, álbum de família e regimes escópicos
Silas de Paula

Literatura fotográfica e estudos biográficos: algumas reflexões em torno da obra do fotógrafo Marc Ferrez
Maria Inez Turazzi

Práticas fotográficas em uma realidade de localização periférica: o caso do Foto Clube de Minas Gerais
Maria Eliza L. Borges

O híbrido nacional
Antonio Pacca Fatorelli

Fotografia e História: interfaces, processos de investigação e práticas metodológicas
Antônio R. de Oliveira Júnior

Coleções Fotográficas e regimes visuais
Solange Ferraz de Lima e Vânia Carneiro de Carvalho

Crítica de processos criativos: uma possível metodologia de investigação da fotografia
Cecilia Almeida Salles

Por uma fotografia produtiva: Moholy-Nagy e a nova visão
Annateresa Fabris


Boletim nº03

Autores convidados
Estratégias de informação
Andreas Müller-Pohle

Peter Scheier: fotografia e paisagem urbana no Novo Mundo
Anat Falbel

Pintura e fotografia no Brasil do século XIX: considerações acerca do álbum “Brasil Pitoresco”, de Charles Ribeyrolles e Victor Frond
Maria Antonia Couto da Silva

PARTE II 
II Seminário Arte, Cultura e Fotografia: metodologias de investigação, 2007

História da Arte como história da imagem: aproximações
Paulo Knauss

Marc Ferrez e a tradição da pintura
Tadeu Chiarelli

Impasses fotográficos na obra de Waltercio Caldas
João Paulo Leite Guadanucci

Percursos urbanos na arte contemporânea: relato de desenvolvimento de pesquisa de mestrado a partir de experiência poética pessoal
Juliana Angeli

Criações óticas: acordos de representação entre o meio fotográfico e os meios de expressão espacial na obra de Laszló Moholy-Nagy
Paulo César Castral

Fotomoformas de Geraldo de Barros: entre a abstração e a arte concreta
Heloisa Espada

German Lorca e o Foto-Cine Bandeirante
Daniela Maura Ribeiro


Boletim nº04

PARTE I
Anais do III Seminário Arte, Cultura e Fotografia: fotografia como arte – arte como fotografia

COMUNICAÇÕES
Os panoramas perdidos de Victor Meirelles
Mário César Coelho

Benedito Calixto e Militão Augusto de Azevedo: uma análise comparativa sob a ótica de Vilém Flusser e Andreas Müller-Pohle
Marco Fabio Grimaldi

Pedro Weingärtner e a fotografia
Paulo Gomes

A escravidão na fotografia de Cristiano Jr: tradição e realismo
Maria Hirzsman

PALESTRAS
A ruptura com a estética fotoclubista capixaba: a obra de Orlando Rosa Farya
Almerinda Lopes

Caixa de Pandora: deslocamentos, novas linguagens e práticas na fotografia paraense dos anos 1990
Marisa Morkazel

DEPOIMENTOS, COMENTÁRIOS E DEBATES
Minha experiência com a fotografia
Vera Chaves Barcellos
Fotografia como arte, arte como fotografia I
Fernando Cocchiarale (comentador)

Notas sobre a fotografia
Regina Silveira
Fotografia como arte, arte como fotografia II
Debate: Regina Silveira e Sônia Salzstein

Fotografia como arte, arte como fotografia III
Lenora de Barros
Lenora em obras
Elaine Caramella (comentadora)

Fotografia como arte, arte como fotografia IV
Anna Bella Geiger
Fotografia como arte, arte como fotografia IV
Adolfo Montejo Navas (comentador)


PARTE II
Anais do IV Seminário Arte, Cultura e Fotografia: memória, outros debates, 2009

COMUNICAÇÕES
Sobre o espaço fotográfico meta-histórico (e breve comentário sobre a obra de Alair Gomes)
Otávio Leonídio

Em toda a parte: o fotógrafo como poeta no Recife de 1950
Fabiana Bruce Silva

A fotografia em túmulos brasileiros: ornamento e memória
Maria Eliza Borges

Imagem e memória: usos da fotografia mortuária em contexto familiar
Déborah Rodrigues Borges

Entre o texto e a imagem: as narrativas arquivadas de Rosângela Rennó
Maria Adélia Menegazzo

Rosângela Rennó: estigma da imagem como consciência de si e do outro
Cláudia Fazzolari

Fotografia e memória: um estudo sobre alguns trabalhos de Christian Boltanski e Rosângela Rennó
Thiago Gil

Anotações sobre a fabricação das figuras repetidas
Claudio Mubarac

A gravura nos livros de viagem ao Brasil e suas relações com o desenho e a pintura no século XIX
Valéria Piccoli

PALESTRA
Glossário RR
Maria Angélica Melendi

DEPOIMENTOS, COMENTÁRIOS E DEBATES
Depoimentos de artistas e comentários críticos
http://geartfoto.blogspot.com.br/p/videos.html

PARTE III
REEDIÇÃO
Introdução a Manuel Pinheiro Chagas
Eliane Pinheiro da Silva
A Primeira missa no Brasil, considerações sobre a reprodução cromo-oleográfica do quadro de Victor Meirelles, exposição do assunto e rápida biografia do autor
Manuel Pinheiro Chagas

PARTE IV
PROJETOS DE PESQUISA
Revista Renascença: a arte da academia e a fotografia na constituição do imaginário nacional
Andréa Cortez Alves

A Primeira missa no Brasil de Victor Meirelles e suas ressonâncias na arte brasileira
Eliane Pinheiro da Silva


Boletim nº05

PARTE I
Anais do V Seminário Arte, Cultura e Fotografia: espaços e correspondências

COMUNICAÇÕES
Considerações sobre a Primeira missa no Brasil de Victor Meirelles
Eliane Pinheiro

A fotografia como modelo
Elaine Dias

Claudia Andujar – uma bricolagem virtual infinita
Carolina Soares

O repertório moderno na representação de Brasília pelo fotógrafo Marcel Gautherot
Heloisa Espada

O homem, o edifício e a cidade por Peter Scheier
Sonia Maria Milani Gouveia

Influências mútuas entre texto e imagem: reflexões sobre realismo e vanguardas
Marcelo Juchem

DEPOIMENTOS
Depoimentos de artistas e comentários críticos

PARTE II
Anais do VI Seminário Arte, Cultura e Fotografia: espelho do outro / espelho de si

COMUNICAÇÕES
Os emigrantes, de Antonio Rocco: retrato de quem veio
Alexander Gaiotto Miyoshi

A disputa pelo passado: pintura, fotografia e círculos intelectuais em Belém do Pará (1880-1920)
Aldrin Moura de Figueiredo

Caipiras Negaceando no contexto da expansão do território paulista
Fernanda Pitta

Alta e Baixa Cultura na obra de Edgard Degas: Depois do Banho
Ana Gonçalves Magalhães

Documentos de ideias: a fotografia na obra de Steinberg
Daniel Bueno

Os retratos de Luiz Braga: a dimensão pictórica na visualidade amazônica
Joaquim Cesar da Veiga Netto

Exibindo gente. Espetáculo e ciência em fotografias das exposições do século XIX e início do XX. Estudo de caso: os Dahomeyans exibidos na Chicago Columbian Exposition em 1893
Sandra Sofia Machado Koutsoukos

Imagem da Loucura
Tatiana Fecchio Gonçalves

PALESTRAS
Indianismo na década de 1860: exposições e crítica de arte
Maraliz de Castro Vieira Christo

Tejidos de la imagen: miradas al héroe en la pintura académica venezolana del siglo XIX
Isabel Huizi Castillo

DEPOIMENTOS
Depoimentos de artistas e comentários críticos
http://geartfoto.blogspot.com.br/p/videos.html


Boletim nº06

PARTE I
Comunicações apresentadas no 3nd International Forum for Emerging Scholars at the University of Texas at Austin (Texas, EUA)
COMUNICAÇÕES
Eadweard Muybridge, Pedro Américo e a pintura Independência ou Morte
Fábio D’Almeida

Preservando o passado, apagando o presente: a documentação dos hábitos caipiras nas pinturas de José Ferraz de Almeida Júnior do Museu Paulista
Fernanda Pitta

Miguel Rio Branco e o livro Nakta – Aproximações do objeto fotográfico e as tensões da imagem
Mariano Klautau Filho

PARTE II
Anais do VII Seminário Arte, Cultura e Fotografia: o permanente e o volátil

COMUNICAÇÕES
O uso da fotografia na criação e no estudo da obra de Visconti
Miriam N. Seraphim

A fotografia na trajetória e na pintura de Alfredo Andersen: fontes, usos e funções
Amélia Siegel Corrêa

O corpo entre dois sistemas de figuração. O surrealismo de Ismael Nery e Flávio de Carvalho
Thiago Gil

A imagem digital e suas variantes
Claudia Leão

A maximização do mínimo: uma estética para tempos hipersaturados
Roberta Dabdab

Pinturas de paisagem amazônica e a construção de um imaginário da cultura popular
Mariana Bernd

Registro e arte na fotografia amazônica de George Huebner
Andreas Valentin

Fotografia e Instabilidade do ver na metrópole contemporânea
Luciana Bernardino da Costa

Manhatta – a instauração do futuro
Regina Maurício da Rocha

PALESTRAS
Vistas de mi ciudad. Fotografia y pintura entre el presente y el passado
Tomás Ezequiel Rezende Bondone

Valor de Exposição
Norval Baitello Junior; Vinicius Spricigo

Uma mirada a la videocreación en Cuba. Notas acerca de su devenir y práticas recientes
Ibis Hernández Abascal

DEPOIMENTOS, COMENTÁRIOS E DEBATES
Depoimentos de artistas e comentários críticos


PARTE III
Cartas de um Plebeu aos Srs. Deputados, de Pedro Américo de Figueiredo e Mello
Fábio D’Almeida

Transcrição das Cartas de um Plebeu aos Srs. Deputados, de Pedro Américo de Figueiredo e Mello


Boletim nº07

PARTE I – Anais do VIII Seminário Arte, Cultura e Fotografia: a imagem e seus suportes
COMUNICAÇÕES

Aspectos institucionais da crítica e da história da arte no Brasil oitocentista IHP, IHGB e Academia Imperial de Belas Artes
Marcos Florence Martins Santos

Descanso do modelo: trajetória e repercussão da pintura de gênero brasileira no final do século XIX 
Alice Guimarães Bandeira

Sobre a linguagem pictórica de Caipira picando fumo e Amolação interrompida
Fernanda Pitta

Retratos e paisagens fora de campo: anacronismos e indivisibilidades da arte no Brasil
Renato Palumbo Dória

Cidade, cinema e memória. O canibalismo em São Paulo Sinfonia e Cacofonia
Andréa Barbosa

A poética concreta do Grupo Noigandres: contexto e projeto
Rogério Camara

Geraldo Ferraz e a crítica de arte
Ana Maria Pimenta Hoffmann

As imagens cruzadas de Lourival Gomes Machado: leituras formais, fotografia e gestualidade expressiva
Ana Cândida de Avelar

On subjectivity: deslocamentos de suportes da imagem implicados em uma operação de tradução
Paula Alzugaray


CONFERÊNCIAS
Pensamento crítico em fotografia no Brasil (1890-1930): a presença da obra de Robert de la Sizeranne
Ricardo Mendes

Jorros espasmódicos de luz branca sobre uma esfera
Kaira M. Cabañas


DEPOIMENTOS, COMENTÁRIOS E DEBATES
Depoimentos de artistas e comentários críticos


PARTE II – Artigo
ARTIGO
Avenida Paulista (1983-presente) e Passagem (1986): reflexões sobre uma das dimensões do ficcional na obra de Carlos Fadon Vicente
Daniela Maura Ribeiro


PARTE III – Resultado de Pesquisa
PROJETOS DE PESQUISA
O caso Roberto Pontual
Júlia Coelho Guimarães de Oliveira