2007
De 29 de outubro a 01 de novembro de 2007
9h00 - Palestra : A Imagem
como artefato
Prof. Dr. Ulpiano Bezerra
de Menezes (FFLCH-USP)
Tarde
14h - Mesa : O FOTOCLUBE E O FOTÓGRAFO
Dia 30 de
outubro de 2007 (Terça-feira )
9h - Palestra : História da arte como história
da imagem : aproximações
Professor Paulo Knauss (UFF)
Tarde
14h – Mesa : O MUSEU ,
O FOTÓGRAFO , A FOTOGRAFIA :
SUBMISSÃO OU
CONVÍVIO ?
Carolina Soares
(ECA-USP)
9h - Palestra : Marc Ferrez e a tradição da pintura
Professor Dr. Tadeu Chiarelli
14h - Mesa : MOHOLY-NAGY, A NOVA
VISÃO E SEUS
INFLUXOS NO BRASIL
Paulo Castral (USP-São Carlos)
Dia 01 de
novembro de 2007 (Quinta-feira )
Professora Daria
Jaremtchuk (USP-LESTE)
Tarde
14 – Palestra: Questões fotográficas na obra de Waltercio
Caldas
João Paulo Leite Guadanucci
(ECA-USP)
Resumo das Palestras e Comunicações
PALESTRAS
DARIA
JEREMTCHUK
A
palestra estabelecerá um panorama sobre o uso do meio fotográfico por artistas
plásticos no Brasil a partir dos anos de 1960. Irá demonstrar como a fotografia
tornou possível a muitos desses artistas indagarem sobre questões ontológicas
da arte, assim como outros problemas significativos para o período, como a
desconstrução dos mitos identitários e questões de gênero.
Palavras-chave:
arte contemporânea
no Brasil; Fotografia no Brasil; arte conceitual no
Brasil
PAULO KNAUSS
Palavras-chave:
historiografia; história da imagem ; história
da arte ; cultura
visual .
ULPIANO BEZERRA
DE MENEZES
A exposição
parte de abordagens
inicialmente referidas à fotografia e que
procuravam tratar a imagem
visual , não
apenas como
puro conteúdo
sígnico, mas também
como um
objeto físico ,
material , em
suma , um
artefato . Após
exame de como
a História da arte
e a Antropologia da arte
têm reagido a tal proposta ,
procura-se apontar as suas
inúmeras implicações , especialmente no tocante
à pesquisa histórica .
Palavras-chave: fotografia e
antropologia; fotografia e história da arte; fotografia e história.
TADEU
CHIARELLI
Titulo – Marc Ferrez e a
tradição da pintura
Reconhecido
como um dos principais fotógrafos brasileiros de todos dos tempos, Marc Ferrez
estruturou sua obra em contato direto com a tradição pictórica que o antecedeu,
problematizando os limites entre pintura e fotografia. A idéia é refletir sobre
essas conexões possíveis percebidas em sua produção, a partir de uma
abordagem que não minimiza o entranhamento da mesma na cena social brasileira
do século XIX.
JOÃO PAULO LEITE
GUADANUCCI
A trajetória
artística de Waltércio Caldas mantém, ao menos
desde a segunda
metade da década
de 1970, uma forte ligação
com o que
poderíamos denominar "questões
fotográficas", ou seja, com situações e
dilemas que
a onipresença da fotografia
e/ou reprodução
fotográfica trouxe para
a produção artística
ao longo do século
XX. O trabalho de Waltércio Caldas
propôs algumas leituras instigantes de um
contexto cultural caracterizado
pela profusão de imagens
fotográficas, marcando estas leituras com uma atenção
crítica sempre
avessa a juízos
unívocos ou
moralizantes. Os momentos mais potentes
deste diálogo entre
obra e imagem
deixam evidente a visão
de Waltércio, segundo a qual a reprodução
fotográfica é um
imperativo contemporâneo
que o trabalho
deve de algum modo
incorporar à sua
própria materialidade
- é o que notamos especialmente
em trabalhos como Manual
da ciência popular
(1982) e o livro Velázquez
(1996), entre outros .
Palavras-chave: Waltércio Caldas; arte contemporânea brasileira;
fotografia no Brasil.
COMUNICAÇÕES
A comunicação tratará da recuperação histórica
do fotoclube de Goiânia, o Clube da Objetiva , nas décadas
de 1970 e 1980, constituindo parte do
percurso fotográfico do Estado de Goiás. Para isso , buscou-se a compreensão
deste Fotoclube enquanto instituição , órgão
seletor e produtor
de imagens , percebendo em que medida o mesmo
incorpora as práticas do movimento fotoclubista.
Palavras-chave: Arte Brasileira
Século XX; Fotografia
no Brasil; Fotoclube de Goiânia.
CAROLINA SOARES
Palavras-chave: MASP; Coleção Pirelli-MASP; Arte Brasileira Século XX;
Fotografia no Brasil.
DANIELA MAURA
German Lorca começa a fotografar em 1946.
Associa-se ao Foto-Cine Clube Bandeirante (FCCB) em
1948, no qual atua até
1952. O objetivo desta comunicação é demonstrar como o aprendizado
fotográfico de Lorca no FCCB –
intensificado por sua
participação regular no circuito
de salões , concursos
e seminários internos
promovidos pela agremiação ,
além do exercício
dos mais diversos
tipos de fotografia ,
inclusive flagrantes
e pseudoflagrantes – teria moldado os conceitos
sobre fotografia
artística e composição
fotográfica que
ele leva
para sua vida profissional .
Palavras-chave: German Lorca; Foto-Cine Clube Bandeirante; Arte
Brasileira Século XX; Fotografia no Brasil.
HELOISA ESPADA
As Fotoformas de Geraldo de Barros foram produzidas de 1946 a 1952, período
em que
o debate artístico
na capital paulista
se concentrava na dicotomia entre abstração
e figuração. A comunicação propõe uma análise crítica
dessa produção , cotejando-a com
as noções de fotografia
abstrata e arte
concreta , com
as quais as Fotoformas são freqüentemente relacionadas pela
historiografia da arte . A partir
dessa reflexão , pretende-se questionar sentido
da produção fotográfica
de Geraldo de Barros no contexto da arte construtiva desenvolvida
no Brasil durante a década
de 1950.
Palavras-chave: Geraldo de Barros ;
arte abstrata ;
arte abstrata ,
Fotoformas.
JULIANA
ANGELI
Apresentação
da pesquisa Percursos Urbanos: novos
olhares na arte contemporânea, desenvolvida no curso de Mestrado em História, Teoria
e Crítica, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre 2005 e 2007. A partir de
problemáticas relacionadas à nossa produção artística pessoal com a técnica de
fotografia com câmara obscura, a dissertação analisa oito produções
contemporâneas que utilizam percursos urbanos e fotografia como parte
constitutiva essencial de suas poiéticas e poéticas. Objetivamos analisar a
forma como se estruturaram os deslocamentos no espaço urbano desde a
Modernidade, os novos sentidos que estes adquiriram na atualidade, e a maneira
como os artistas contemporâneos, através de seus deslocamentos ou da
apropriação das trajetórias de terceiros, ressignificaram os espaços urbanos e
seus personagens.
Palavras-chave:
Arte contemporânea
brasileira ; Espaços
Urbanos ; Jorge Macchi; Vilma Sonaglio;
Adriana Bustos ; fotografia
no Brasil
PAULO
CASTRAL
Pretende-se discutir através das formulações do conceito de “unidade
espacio-temporal” desenvolvido László Moholy-Nagy, tendo como recorte de
análise sua produção de imagens fotográficas, o desenho dos contornos das
relações de reciprocidade entre o meio fotográfico e os meios de expressão
espacial, estabelecidas na primeira metade do século XX, resgatando-se, dessa
maneira, a contribuição do campo específico da linguagem fotográfica no debate
e definição do espaço dito moderno. Busca-se redirecionar as abordagens antes focadas
nos diferentes níveis de representação empregados na elaboração dos discursos
sobre o espaço, para a discussão então do processo de constituição das
possíveis proposições de novas configurações espacio-temporais, elaboradas
através da própria imagem fotográfica, em especial através dos fotogramas.
Palavras-chave: Lásló Moholy-Nagy; fotografia moderna ;
linguagem fotográfica ;
arte moderna .