II Seminário

II Seminário Arte, Cultura e Fotografia: Metodologias de investigação

2007



De 29 de outubro a 01 de novembro de 2007



Dia 29 de outubro de 2007 (Segunda-feira)
Manhã
9h00 - Palestra: A Imagem como artefato
Prof. Dr. Ulpiano Bezerra de Menezes (FFLCH-USP)
 
Tarde
14h - Mesa: O FOTOCLUBE E O FOTÓGRAFO
Comunicação 1: German Lorca e o Foto-Cine Clube Bandeirante
Daniela Maura Ribeiro (ECA-USP)
Comunicação 2: Clube da Objetiva (1970-89): um fotoclube no central do Brasil
Ana Rita Vidica (UFG)
 

Dia 30 de outubro de 2007 (Terça-feira)
Manhã
9h - Palestra: História da arte como história da imagem: aproximações
Professor Paulo Knauss (UFF)
 
Tarde
14h – Mesa: O MUSEU, O FOTÓGRAFO, A FOTOGRAFIA: SUBMISSÃO OU CONVÍVIO?
 
Comunicação 1: O Autoral na Fotografiaum estudo de caso sobre a Coleção Pirelli-Masp de Fotografia
Carolina Soares (ECA-USP)
Comunicação 2: Percursos urbanos na arte contemporânea: relato de desenvolvimento de pesquisa de mestrado a partir de experiência poética pessoal
Juliana Angeli (UFRGS)
 
Dia 31 de outubro de 2007 (Quarta-feira)
Manhã
9h - Palestra: Marc Ferrez e a tradição da pintura
Professor Dr. Tadeu Chiarelli
 

Tarde
14h - Mesa: MOHOLY-NAGY, A NOVA VISÃO E SEUS INFLUXOS NO BRASIL
 
Comunicação 1: Fotoformas de Geraldo de Barros: entre a abstração e a arte concreta
Heloisa Espada (ECA-USP)
Comunicação 2: Unidades espacio-temporais: proposições espaciais através das imagens fotográficas produzidas por László Moholy-Nagy
Paulo Castral (USP-São Carlos)
 

Dia 01 de novembro de 2007 (Quinta-feira)
Manhã
Palestra: A fotografia conceitual no Brasil
Professora Daria Jaremtchuk (USP-LESTE)
 
Tarde
14 – Palestra: Questões fotográficas na obra de Waltercio Caldas
João Paulo Leite Guadanucci (ECA-USP)
 
 
 
Resumo das Palestras e Comunicações
 
PALESTRAS
 
DARIA JEREMTCHUK
Título - A fotografia conceitual no Brasil
A palestra estabelecerá um panorama sobre o uso do meio fotográfico por artistas plásticos no Brasil a partir dos anos de 1960. Irá demonstrar como a fotografia tornou possível a muitos desses artistas indagarem sobre questões ontológicas da arte, assim como outros problemas significativos para o período, como a desconstrução dos mitos identitários e questões de gênero.
Palavras-chave: arte contemporânea no Brasil; Fotografia no Brasil; arte conceitual no Brasil
 

PAULO KNAUSS
Título - História da arte como história da imagem: aproximações
Em primeiro lugar, a palestra aponta como a afirmação da história científica desprezou a imagem como fonte. Em seguida, caracteriza o processo de institucionalização dos estudos visuais a partir da afirmação do conceito de cultura visual nos Estados Unidos. Após mostrar as diferentes definições do conceito de cultura visual, discute como tal conceito foi sendo valorizado no campo da história da arte ao sublinhar o caráter histórico do estatuto artístico, o que permite aproximar a história da imagem da história da arte.
Palavras-chave: historiografia; história da imagem; história da arte; cultura visual.
 
ULPIANO BEZERRA DE MENEZES
Título - A imagem como artefato
A exposição parte de abordagens inicialmente referidas à fotografia e que procuravam tratar a imagem visual, não apenas como puro conteúdo sígnico, mas também como um objeto físico, material, em suma, um artefato. Após exame de como a História da arte e a Antropologia da arte têm reagido a tal proposta, procura-se apontar as suas inúmeras implicações, especialmente no tocante à pesquisa histórica.
Palavras-chave: fotografia e antropologia; fotografia e história da arte; fotografia e história.
 

TADEU CHIARELLI
Titulo – Marc Ferrez e a tradição da pintura
Reconhecido como um dos principais fotógrafos brasileiros de todos dos tempos, Marc Ferrez estruturou sua obra em contato direto com a tradição pictórica que o antecedeu, problematizando os limites entre pintura e fotografia. A idéia é refletir sobre essas conexões possíveis percebidas em sua produção, a partir de uma abordagem que não minimiza o entranhamento da mesma na cena social brasileira do século XIX.
 
 
JOÃO PAULO LEITE GUADANUCCI
Título - Questões fotográficas na obra de Waltercio Caldas
A trajetória artística de Waltércio Caldas mantém, ao menos desde a segunda metade da década de 1970, uma forte ligação com o que poderíamos denominar "questões fotográficas", ou seja, com situações e dilemas que a onipresença da fotografia e/ou reprodução fotográfica trouxe para a produção artística ao longo do século XX. O trabalho de Waltércio Caldas propôs algumas leituras instigantes de um contexto cultural caracterizado pela profusão de imagens fotográficas, marcando estas leituras com uma atenção crítica sempre avessa a juízos unívocos ou moralizantes. Os momentos mais potentes deste diálogo entre obra e imagem deixam evidente a visão de Waltércio, segundo a qual a reprodução fotográfica é um imperativo contemporâneo que o trabalho deve de algum modo incorporar à sua própria materialidade - é o que notamos especialmente em trabalhos como Manual da ciência popular (1982) e o livro Velázquez (1996), entre outros.
Palavras-chave: Waltércio Caldas; arte contemporânea brasileira; fotografia no Brasil.



COMUNICAÇÕES
 
ANA RITA VIDICA
Título - Clube da Objetiva (1970-89): um fotoclube no central do Brasil
A comunicação tratará da recuperação histórica do fotoclube de Goiânia, o Clube da Objetiva, nas décadas de 1970 e 1980, constituindo parte do percurso fotográfico do Estado de Goiás. Para isso, buscou-se a compreensão deste Fotoclube enquanto instituição, órgão seletor e produtor de imagens, percebendo em que medida o mesmo incorpora as práticas do movimento fotoclubista.
Palavras-chave: Arte Brasileira Século XX; Fotografia no Brasil; Fotoclube de Goiânia.
 
 
CAROLINA SOARES
Título - O Autoral na Fotografiaum estudo de caso sobre a Coleção Pirelli-Masp de Fotografia
Com a comunicação O Autoral na Fotografiaum estudo de caso sobre a Coleção Pirelli-Masp de Fotografia, propõe-se uma análise sobre os discursos apropriados pela fotografia para sua instituição enquanto objeto de arte. A partir de questões como o “autoral”, são criados padrões estéticos ainda pautados em um debate atrelado à arte moderna, principalmente norte-americana. O objetivo é tomar a Coleção Pirelli-Masp, iniciada em 1991, como objeto de estudo para tentar entender o processo, pelo qual um museu sistematiza e legitima uma possível história para a fotografia brasileira.
Palavras-chave: MASP; Coleção Pirelli-MASP; Arte Brasileira Século XX; Fotografia no Brasil.
 
DANIELA MAURA
Título - German Lorca e o Foto-Cine Clube Bandeirante
German Lorca começa a fotografar em 1946. Associa-se ao Foto-Cine Clube Bandeirante (FCCB) em 1948, no qual atua até 1952. O objetivo desta comunicação é demonstrar como o aprendizado fotográfico de Lorca no FCCB – intensificado por sua participação regular no circuito de salões, concursos e seminários internos promovidos pela agremiação, além do exercício dos mais diversos tipos de fotografia, inclusive flagrantes e pseudoflagrantes – teria moldado os conceitos sobre fotografia artística e composição fotográfica que ele leva para sua vida profissional.
Palavras-chave: German Lorca; Foto-Cine Clube Bandeirante; Arte Brasileira Século XX; Fotografia no Brasil.
  
HELOISA ESPADA
Título - Fotoformas de Geraldo de Barros: entre a abstração e a arte concreta
As Fotoformas de Geraldo de Barros foram produzidas de 1946 a 1952, período em que o debate artístico na capital paulista se concentrava na dicotomia entre abstração e figuração. A comunicação propõe uma análise crítica dessa produção, cotejando-a com as noções de fotografia abstrata e arte concreta, com as quais as Fotoformas são freqüentemente relacionadas pela historiografia da arte. A partir dessa reflexão, pretende-se questionar sentido da produção fotográfica de Geraldo de Barros no contexto da arte construtiva desenvolvida no Brasil durante a década de 1950.
Palavras-chave: Geraldo de Barros; arte abstrata; arte abstrata, Fotoformas.
 
JULIANA ANGELI
Título - Percursos urbanos na arte contemporânea: relato de desenvolvimento de pesquisa de mestrado a partir de experiência poética pessoal
Apresentação da pesquisa Percursos Urbanos: novos olhares na arte contemporânea, desenvolvida no curso de Mestrado em História, Teoria e Crítica, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre 2005 e 2007. A partir de problemáticas relacionadas à nossa produção artística pessoal com a técnica de fotografia com câmara obscura, a dissertação analisa oito produções contemporâneas que utilizam percursos urbanos e fotografia como parte constitutiva essencial de suas poiéticas e poéticas. Objetivamos analisar a forma como se estruturaram os deslocamentos no espaço urbano desde a Modernidade, os novos sentidos que estes adquiriram na atualidade, e a maneira como os artistas contemporâneos, através de seus deslocamentos ou da apropriação das trajetórias de terceiros, ressignificaram os espaços urbanos e seus personagens.
Palavras-chave: Arte contemporânea brasileira; Espaços Urbanos; Jorge Macchi; Vilma Sonaglio; Adriana Bustos; fotografia no Brasil
 
PAULO CASTRAL
Título - Unidades espacio-temporais: proposições espaciais através das imagens fotográficas produzidas por László Moholy-Nagy
Pretende-se discutir através das formulações do conceito de “unidade espacio-temporal” desenvolvido László Moholy-Nagy, tendo como recorte de análise sua produção de imagens fotográficas, o desenho dos contornos das relações de reciprocidade entre o meio fotográfico e os meios de expressão espacial, estabelecidas na primeira metade do século XX, resgatando-se, dessa maneira, a contribuição do campo específico da linguagem fotográfica no debate e definição do espaço dito moderno. Busca-se redirecionar as abordagens antes focadas nos diferentes níveis de representação empregados na elaboração dos discursos sobre o espaço, para a discussão então do processo de constituição das possíveis proposições de novas configurações espacio-temporais, elaboradas através da própria imagem fotográfica, em especial através dos fotogramas.
Palavras-chave: Lásló Moholy-Nagy; fotografia moderna; linguagem fotográfica; arte moderna.