2010
08 de novembro
Mesa
de Comunicações
A fotografia como modelo
Elaine Dias
(Pós-Doutoranda – UNICAMP)
Considerações sobre a presença da
fotografia e das Belas Artes na revista ilustrada Renascença (1904-1908)
Andrea Cortez
(GEA&F – ECA/USP)
Topázio: macaco brasileiro, pintor de
retratos
Fábio D’Almeida
(GEA&F – ECA/USP)
09
de novembro
Mesa de Comunicações
Imagens em circulação: os
cartões-postais produzidos na cidade de Santos pelo fotógrafo José Marques
Pereira no início do século XX
Maurício Nunes Lobo (UNIMES)
Henrique Bernardelli indícios do uso da
fotografia no processo de criação artística
Camila
Dazzi (CEFET-RJ)
Depoimento
de artista e comentário crítico
Artista:
Paulo Brusky (Recife, PE)
Comentarista:
Dária Jaremtchuk (GEA&F –
ECA/USP)
10 de novembro
Mesa
de comunicações
Considerações sobre a “Primeira missa
no Brasil” de Victor Meirelles
Eliane
Pinheiro Silva (GEA&F – ECA/USP)
O repertório moderno na representação
de Brasília pelo fotógrafo Marcel Gautherot
Heloísa Espada
(GEA&F – ECA/USP)
O homem, o edifício e a cidade por
Peter Scheier
Sônia Maria Milani Gouveia
(FAU/USP)
Conferência
Momento decisivo no museu: a
assimilação da obra de Henri Cartier-Bresson no Brasil
Helouise Costa (MAC/USP)
11 de novembro
Mesa
de comunicações
São Paulo em prata: a capital paulista
nas fotografias de Aurélio Becherini (anos 1910-20)
Angela C. Costa
(fotógrafa)
Claudia Andujar – uma bricolagem
virtual infinita
Carolina Soares
(GEA&F – ECA/USP)
Depoimento
de artista e comentário crítico
Artista:
Ana Maria Tavares (ECA/USP)Comentarista: Paulo Herkenhoff (curador)
12 de novembro
Conferência
Imagens e letras do realismo à
vanguarda: intercâmbio de influências entre fotografia, pintura e literatura
Marcelo Junchem (UNIVALI)
Conferência
Espaços e identidade. Fotografia e
vídeo-arte na Argentina
Diana Wechsler (UBA-Argentina)